segunda-feira, 19 de abril de 2010

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

Aos treze dias do mês de novembro de dois mil e nove, às quatorze horas e vinte minutos, na sala da Coordenadoria do campus Alto Paraopeba, iniciou-se a segunda reunião ordinária do Colegiado do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Estavam presentes, sob a presidência do Coordenador Marcelo da Silva Batista, os professores: Gustavo M. de Almeida – Vice-coordenador, Dane T. Cestarolli - Membro, Humberto Cesar F. Lemos – Membro, Sérgio de Oliveira – Membro e William C. Ferreira – membro discente. O coordenador deu início à reunião com alguns informes sobre a pauta prevista, ficando a mesma aprovada conforme a seguir: Item um – Aprovação da oferta de Unidades Curriculares Normais, Especiais e Número de vagas para o 1º (primeiro) semestre de 2010: Conforme exposição do coordenador, o 1º e 2º Períodos permanecem com a mesma grade horária. Quanto ao 3º Período, houve uma substituição da Unidade curricular Lógica e Argumentação em Ciência pela unidade curricular Indivíduos, grupos e sociedade global. Após discussão, todos aprovaram a substituição desta disciplina, porém com uma ressalva apontada pelos professores Sérgio, Dane e Humberto, a saber, a demanda de professor para a Unidade Curricular: Lógica e Argumentação em Ciência. Quanto ao 5º Período, houve uma substituição da Unidade curricular Análise Instrumental pela unidade curricular Mecânica dos Fluidos. Sendo esta substituição também aprovada pelos membros. Na sequência o discente William expôs que alguns alunos não querem se matricular na UC Físico-Química II do 5º período uma vez que o Laboratório ainda não está instalado. O coordenador argumentou que há um pregão eletrônico para montagem deste Laboratório e que por isso não haverá demora na entrega deste laboratório. O professor Sérgio sugeriu então ministrar as aulas práticas para o final do semestre tendo em vista algum atraso na entrega do Laboratório. Na sequência o professor Humberto questionou a sistemática para a elaboração dos horários e o curto prazo para a montagem dos mesmos. O coordenador argumentou a necessidade de antecipação para o próximo semestre e falou da expectativa de distribuição em número maior de professores para auxiliar neste trabalho. Segundo ele, isto será possível quando for completado o quadro de professores. Conforme o professor Dane enfatizou, tal a antecipação independe dos demais colegiados. Na sequência o professor Gustavo questionou a facilidade que os alunos têm de excluir unidades curriculares no sistema e de se inscrever na modalidade RER (Regime de Recuperação). Segundo ele há necessidade de tutoria para orientar os alunos nas inscrições de disciplinas. O professor Sérgio lamentou a carência de professores para lecionar as disciplinas normais e este problema se estende as disciplinas especiais. O coordenador argumentou haver limitação de inscrição em RER, ou seja, 02 (duas) unidades curriculares por semestre. O professor Dane sugeriu adotar outros critérios, como por exemplo, estabelecer uma nota mínima para se matricular em RER. Após discussão, os membros aprovaram a seguinte proposta para oferecimento de disciplinas: Para o 1º Período, serão ofertadas 60 vagas, sendo que 50 vagas para UC’s normais e 10 vagas para RER; Para os demais períodos serão ofertadas 55 vagas, sendo que 50 vagas para UC’s normais e 05 vagas para RER. Foi aprovado também o oferecimento de 50 vagas para a unidade curricular eletiva: Introdução a Engenharia Química para o 2º período. Item dois – Regimento Interno: Foi aberta discussão sobre a Comissão para elaboração do Regimento Interno do Colegiado. O professor Sérgio sugeriu seguir o padrão dos demais regimentos e fazer um comparativo entre os regimentos de outros colegiados. O professor Gustavo sugeriu instituir uma única comissão para elaborar os regimentos e padronizá-los. O professor Sérgio argumentou que cada colegiado tem suas especificidades e que talvez, por esse motivo, seria ideal que cada colegiado promovesse uma proposta. O professor Dane propôs aos membros realizar uma comparação entre dois Regimentos externos e propor discussão sobre o tema nas próximas reuniões. Item três – Alteração no Projeto Pedagógico: O coordenador expôs a necessidade de uma comissão para elaborar as propostas de mudanças no Projeto pedagógico. Esta comissão faria também um estudo da grade curricular, bem como pesquisar outras instituições para fazer comparativos. O professor Dane se comprometeu a enviar aos membros deste colegiado, legislação e normas do CONEP para iniciação dos trabalhos. O coordenador sugeriu envolver professores que lecionam no curso e que tenham carga horária baixa para participarem da comissão. O professor Gustavo sugeriu distribuir as tarefas entre os professores novos contratados com o apoio dos membros deste colegiado. O coordenador sugeriu indicar Engenheiros químicos para formação da comissão. O professor Sérgio sugeriu encaminhar para a Diretoria os indicados a integração da comissão. Após discussão, os membros aprovam então desenvolver comissão para proposta de alterar Projeto Pedagógico. Item quatro – outros assuntos: o professor Dane mencionou a demanda de alguns alunos, a saber, a padronização das avaliações dos professores. Visto que há uma discrepância de pesos entre disciplinas semelhantes. A solução, segundo o professor Dane, seria dar uma recomendação aos professores que estejam nesta situação para uniformizar as avaliações para que os alunos não façam comparativos com outras turmas. Em relação às reclamações dos alunos contra professores, o professor Sérgio sugeriu estabelecer uma avaliação de professores. O professor Humberto sugeriu disponibilizar no site da UFSJ o formulário para os alunos participarem desta avaliação. O coordenador sugeriu aos membros elaborarem este formulário para avaliação. Na sequência o coordenador listou a pauta para a próxima reunião, a saber: Elaboração do Regimento Interno; Alteração no Projeto Pedagógico; Reunião com os Coordenadores, seus respectivos colegiados e o professor Murilo Cruz Leal, pró-reitor de Ensino de Graduação e balanço geral das reuniões anteriores. A reunião foi encerrada às 17 horas e para constar, eu, Patrícia Veiga Adriano, lavrei a presente ata que, após ser aprovada, deverá ser assinada pelos presentes. Ouro Branco, 13 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário