ATA DA 6ª REUNIÃO DA COMISSÃO PARA REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ/CAP
Aos quinze dias do mês de abril de dois mil e dez, às quinze horas, na sala 216 Bloco 02 do campus Alto Paraopeba, iniciou-se a sexta reunião da comissão para reformulação do PPC-EQ. Estavam presentes, sob a presidência do Coordenador Marcelo da Silva Batista, Prof. Gustavo M. de Almeida/Vice-Coordenador; os professores membros do colegiado: Dane Tadeu Cestarolli; Humberto Cesar F. Lemos e Sérgio de Oliveira; membro discente do Colegiado: William C. Ferreira; os demais professores membros da Comissão para reformulação do PPC: Jorge David Alguiar; Karina Arruda Almeida; Maria Eliziane P. de Souza e os professores convidados: Marcel Otávio Cerri, Juan C. B. Neto, Marcelo P. de Arruda Ribeiro e Ênio N. de Oliveira Júnior. A pauta foi aprovada pelos participantes conforme a seguir: Item 01 – Justificativa das Unidades Curriculares. O prof. Marcelo Batista iniciou a reunião comentando sobre as propostas de alterações feitas pelos professores da área de matemática, modificações estas feitas na carga horária (com distribuição de conteúdo), no nome e na introdução de pré-requisitos para algumas unidades curriculares. As unidades Funções de uma variável, Funções de várias variáveis e Campos Vetoriais passaram a chamar Cálculo I, II e III, todas com 72 horas. Nas unidades curriculares que envolvem atividades práticas, as modificações necessárias foram os desmembramentos da teoria e da prática. A maioria dos laboratórios terá uma carga de 18 horas, sendo uma das justificativas que os alunos muitas vezes conseguem um bom desempenho nas unidades práticas, mas não são aprovados na parte teórica, com isso o aluno tem que refazer toda a unidade curricular ou praticam a informalidade de aproveitamento da nota de laboratório do semestre anterior. O desmembramento ajudará na redução do número de turmas de laboratório, e consequentemente na redução dos gastos com material no laboratório, redução de resíduos, etc. Antes da prática, o professor realiza uma explanação sobre o assunto e aos cuidados durante o experimento, melhorando a metodologia e didática da UC. Com relação às unidades da área de química, a alteração maior foi feita na unidade de físico-química, que na matriz curricular atual era apresentada em duas unidades curriculares (72 horas) e na proposta essa unidade passa a ser ministrada em duas unidades curriculares, uma teórica (72 h) e outra laboratorial (18 h). Parte do conteúdo de Físico-Química foi rearranjado para a unidade Termodinâmica Aplicada a Engenharia Química I, facilitando o aprendizado do aluno com a aplicação do conteúdo na Engenharia Química, e em conformidade a matriz curricular de outros cursos de EQ de outras IFES. Os professores questionaram a presença da UC análise instrumental que é ofertada como optativa nos cursos de EQ, o prof. Marcelo Batista comentou que também havia questionado junto com o prof. Gustavo, mas agora, com os investimentos realizados para o laboratório desta UC, a retirada representa uma perda para o CAP. Para as unidades da área de humanas, a proposta consiste na retirada das unidades: lógica e argumentação em ciências, direito e legislação, e a unidade ciência, tecnologia e sociedade ser ministrada como EAD, porém, existe uma proposta dessa última permanecer presencial e parte da unidade administração e economia para engenharia ser ministrada em EAD. Nas unidades de computação, devido o conteúdo de computação estar presente em outras UC da EQ, a UC métodos e algoritmos computacionais passou a ser optativa e a UC projeto e computação gráfica foi desmembrada em projeto e computação gráfica (que poderá mudar de nome, para representação gráfica, conforme outros cursos de EQ de IFES) e projeto e computação gráfica com ênfase em EQ (que está sendo discutida a importância desta UC com outros professores). O prof. Sérgio disse que não havia ficado satisfeito com modificação da UC métodos e algoritmos computacionais para optativa, pois segundo ele é um conteúdo importante e que auxiliará os alunos nas unidades subsequentes da engenharia. Os professores presentes entendem a importância da unidade, porém, devido à carga horária reduzida de 3.600 h, ofertá-la como optativa foi a melhor forma encontrada, outra opção seria reduzir a carga das UC de humanas. O mesmo aconteceu com a UC Física moderna. Mas esta discussão deveria ser realizada junto com a comissão de reformulação do BC&T. Nas UC do ciclo profissionalizante e específica, o prof. Ênio disse que poucas alterações foram feitas nas unidades: Mecânica dos fluidos, Transferência de calor e Transferência de massa, e que essas unidades já existem na matriz e apenas alguns arranjos foram feitos no conteúdo. Com relação a unidade de princípios de processos químicos foi comentado pelo prof. Marcel que essa unidade deriva da Estequiometria Industrial, unidade existente na matriz atual, porém nessa unidade proposta a carga horária foi ampliada, de 72 h para 90 h, e que isso aconteceu pela introdução de uma parte computacional, importante para a resolução dos problemas que envolvam balanços de materiais e de energia. Além disso, foi comentada a mudança de período para essa unidade, que na matriz atual está no 8º período e na proposta está no 5º período, mudança importante, pois o conteúdo dessa unidade é base para unidades subsequentes do curso. A profa. Karina falou a respeito das operações unitárias, que na matriz atual estão divididas em duas unidades Operações unitárias I e II, e pela proposta foi acrescentada mais uma unidade que é Operações unitárias III. Segundo a profa Maria Eliziane, a inserção de uma nova unidade de operações unitárias foi necessária, visto que nas unidades existentes não está contemplado o conteúdo sobre trocadores de calor, o que é importante para a formação do engenheiro químico. Seguindo esse comentário foi falado a respeito dos laboratórios de Engenharia Química que na proposta serão três. De acordo com a professora Maria Eliziane, na matriz atual os laboratórios de engenharia química eram contemplados em duas unidades Plantas Industriais e Laboratório Tecnológico e, como os laboratórios abordam os conteúdos vistos nas operações unitárias, foi necessário a inclusão de mais um laboratório. Além disso, o prof. Marcelo frisou que durante a elaboração das ementas para estes laboratórios foi considerado os equipamentos que já foram comprados para o curso. O prof. Gustavo explicou sobre as UC´s modelagem e simulação de processos químicos, instrumentação industrial e controle de processos químicos, mencionando a importância das mesmas e que seria bom que essas unidades fossem dadas na ordem apresentada e que a unidade controle de processos não ficasse no último semestre, visto a importância e dificuldade dos alunos na aprendizagem de tal conteúdo. Pensando nisso, o prof. Sérgio sugeriu modificações de posições entre algumas unidades que possibilitaria um melhor posicionamento de tal unidade. A sugestão foi aceita por todos presentes, desta forma as três unidades acima mencionadas passaram a compor o 7º, 8º e 9º períodos respectivamente. Outra modificação comentada na reunião foi a redução das UC´s de processos químicos industriais, que na matriz atual se divide em duas, uma tratando dos processos orgânicos e outra dos processos inorgânicos. Segundo a profa Maria Eliziane, por se tratar de uma disciplina informativa, a quantidade de conteúdo apresentado nas duas unidades pode ser resumida em apenas uma unidade, sem que haja prejuízos na formação do aluno e foi pensando nisso que a proposta é de se manter apenas uma unidade contemplando os processos químicos mais importantes dentro da engenharia química. Com relação as unidades referentes aos materiais (ciência dos materiais e processamento de materiais), a profa. Maria Eliziane comentou sobre a retirada da unidade processamento de Materiais, visto que a ementa para essa unidade é muito voltada para temas laboratoriais e a unidade proposta Materiais para a indústria química já contempla o conteúdo necessário para a formação dos alunos. A profa Maria Eliziane ressaltou que esta unidade proposta substitui a atual ciência dos materiais, com a inclusão do conteúdo de corrosão. O prof. Marcel falou a respeito das unidades desenvolvimento de processos químicos I e II , que representa uma proposta inovadora dentro da matriz curricular, uma vez que nesta unidade o aluno terá que desenvolver (projeto e funcionamento) um protótipo de algum processo, que terá que funcionar em escala piloto. As duas unidades são necessárias, pois em um primeiro momento o aluno fará os cálculos do projeto e em um segundo momento construirá esta unidade. O prof. Marcelo Ribeiro falou a respeito da proposta da unidade análise e otimização de processos químicos, que é fundamental na engenharia química, visto que os processos reais, quando em funcionamento, necessitam de ajustes, principalmente em termos energéticos. Com essa unidade os alunos irão adquirir conhecimento e ferramentas úteis para essas análises. O prof. Marcelo Batista abordou as unidades referentes ao conteúdo de cinética e reatores, lembrando que na matriz atual esse conteúdo é dado apenas em uma unidade (Cinética e cálculo de reatores). O conteúdo de reatores é muito extenso, principalmente a parte de projetos, que é um conteúdo abordado apenas nos cursos de engenharia química. Conforme aparece em outros cursos de EQ de IFES, houve a necessidade de se acrescentar a unidade de projetos de reatores, e a modificação do nome e do conteúdo de cinética e cálculo de reatores para cinética e reatores químicos. No final da reunião o prof. Marcelo falou a respeito da unidade projeto e computação gráfica, que conforme discussão com outros professores que ministram esta UC, uma única unidade de 36 horas atenderia o curso e que a ementa precisa ser modificada. Esta deve possuir um conteúdo básico para proporcionar ao aluno condições de projetar, interpretar e realizar leituras de projetos e equipamentos da indústria química. Desta forma, 36 horas ficariam disponíveis e seriam aproveitadas para outra unidade que fosse de maior importância para o curso, como sugestão da profa Karina, engenharia econômica, porém esse assunto ficou em aberto e terá continuidade na próxima reunião. Sem mais a tratar, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e trinta e cinco minutos e para constar, eu, Marcelo da Silva Batista, lavrei a presente ata que, após ser aprovada, deverá ser assinada pelos presentes. Ouro Branco, 15 de abril de 2010.
Prof. Marcelo da Silva Batista/ Coordenador________________________________________________________
Prof. Gustavo M. de Almeida/Vice-Coordenador______________________________________________________
Prof. Humberto Cesar F. Lemos/ Membro docente_____________________________________________________
Prof. Sérgio Oliveira / Membro docente_____________________________________________________________
Prof. Dane T. Cestarolli / Membro docente do colegiado _______________________________________________
William C. Ferreira / membro discente do Colegiado __________________________________________________
Prof. Jorge David Alguiar / Membro da Comissão RPPC ___ ____________________________________________
Profª. Karina Arruda Almeida / Membro da Comissão RPPC ____________________________________________
Profª. Maria Eliziane P. de Souza / Membro da Comissão RPPC _________________________________________
Prof. Marcel Otávio Cerri / Convidado ______________________________________________________________
Prof. Juan C. B. Neto / Convidado _________________________________________________________________
Prof. Marcelo P. de Arruda Ribeiro / Convidado ______________________________________________________
Prof. Ênio N. de Oliveira Júnior / Convidado _________________________________________________________
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